Profissões ligadas à área da Estética ganham força

Postado por Omega Laser  |  10/12/2018

Os profissionais da área da estética têm muito a comemorar nos últimos meses. O mercado de trabalho está aquecido e a profissão tem ganhado destaque por meio da ampliação de suas áreas de atuação e, também, pela conquista da regulamentação, que aconteceu em 2018.

Em função da regulamentação o novo dia do esteticista passará a ser comemorado em 18 de abril. Anteriormente a data era festejada em 21 de novembro. Para falar sobre as conquistas da profissão a Omega Laser entrevistou Paulo de Andrade Junior, especialista em Estética, Cosmetologia, Nutrição Estética e Nutrição Esportiva; e ex-presidente da Associação Nacional dos Esteticistas e Cosmetólogos (Anesco).

- Quais as mais recentes conquistas da carreira de esteticista?

Em 2018 conseguimos a regulamentação profissional, mudando assim a história da profissão. Desde 1976 começaram a ser elaborados projetos de lei para a regulamentação da Estética. Isto também nos coloca como um dos primeiros países a regulamentar a profissão, zelando pela formação profissional dos esteticistas para atuarem no mercado de trabalho, com foco na proteção da saúde pública.

 

- Ainda há muito desafios? Quais os principais?

Precisamos ter um regulamento por parte da Vigilância Sanitária e, quem sabe, um Conselho de Classe Profissional específico, fiscalizando a profissão.

Outro desafio é tirar da mentalidade da sociedade que o esteticista é um profissional da área da beleza. Não é! É um profissional da área da saúde, pois sua base de estudo é o corpo humano, e seu instrumento de trabalho é a pele, sendo assim, necessário ter conhecimentos dermatológicos.

 

- Como está o mercado de trabalho neste segmento?

O mercado é excelente e cada vez mais promissor. O Brasil é o 3º maior país consumidor de produtos e serviços cosméticos; e o 2º em procedimentos de cirurgias plásticas. Com isto a concorrência tem sido grande, pois outros profissionais têm entrado na área para praticar procedimentos que antes eram realizados somente por esteticistas, outros ainda, somente por dermatologistas e médicos.

 

- Quais as principais áreas de atuação deste profissional?

O Esteticista Cosmetólogo, de nível superior, atua principalmente nas áreas de visagismo, estética facial, estética corporal, pré e pós-cirurgias plásticas, tricologia e terapia capilar, além de terapias complementares alternativas.

 

- Como o Brasil se posiciona, em relação a outros países do mundo, no segmento da estética?

O Brasil hoje sedia os principais eventos e congressos científicos, com grande participação comercial, pois movimenta, de modo expressivo, milhões de reais em produtos cosméticos e demais insumos da área.

 

- Como tem sido a procura do público masculino em relação a tratamentos estéticos?

A procura dos homens tem aumentado a cada dia e a indústria cosmética tem estudado as particularidades deste público e desenvolvido produtos voltados a este público. A tendência é que, cada vez mais, os cuidados estéticos façam parte do cotidiano do homem moderno.

 

- Quais as principais aptidões necessárias a quem deseja seguir na profissão?

Penso que, para atuar nesta área, é preciso, em primeiro lugar gostar de pessoas. Também é necessário gostar de áreas como biologia, anatomia e bioquímica; gostar de tocar (a estética usa muito as mãos, o toque é fundamental); ter cuidado com as pessoas e querer ajudá-las no que realmente elas precisam. É fundamental ainda nunca parar de estudar.

 

- Cite alguns cursos técnicos, e superiores, para quem deseja seguir na profissão.

O curso Técnico em Estética está disponível na Academia de Beleza Ondina, nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto.

Há cursos superiores de Estética e Cosmética no Centro Universitário Claretiano, que tem cursos nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, em Ribeirão Preto, Batatais, Barretos e São José do Rio Preto. Na FATESA há curso presencial oferecido em Ribeirão Preto e na UNIFAFIBE, curso presencial oferecido em Bebedouro.

O Senac oferece Técnico em Estética. No Barão de Mauá os interessados podem cursar a graduação em Estética e Cosmetologia Aplicada.

Vale lembrar que os cursos livres e profissionalizantes, na área da Estética não são válidos para o exercício profissional, correndo risco de ser acusado de exercício ilegal da profissão.


Paulo de Andrade Junior é especialista em Estética, Cosmetologia, Nutrição Estética e Nutrição Esportiva. É graduado em Educação Física (Claretiano - Centro Universitário de Batatais) e bacharel em Estética (Claretiano Faculdade de Rio Claro).

Possui formação técnica em Massoterapia (SENAC) . Atua como coach em emagrecimento. Também é Analista Comportamental do Obeso, Dermaticista, Esteticista, Micropigmentador, Designer de Sobrancelhas e Massoterapeuta.

É coordenador e docente do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética (Claretiano - Centro Universitário e Claretiano - Rede de Educação), desde 2012.

Ministra as disciplinas: Fundamentos em Estética, Depilação e Epilação, Técnicas Alternativas Aplicadas à Estética, Estética Facial, Estética Facial Avançada, Tricologia, Estética Capilar, Drenagem Linfática Manual, Massofilaxia, Aromatologia Aplicada à Saúde e Massoterapia (técnicas orientais e ocidentais).

Atua na área de beleza e bem-estar desde 2003, prestando serviços em salões de beleza, clínicas estéticas, palestras e consultoria para empresas de dermocosméticos.


POSTS RELACIONADOS
Omega Laser
R. Dr. Jorge Tibiriçá, 628 - Alto da Boa Vista
CEP 14025-510 - Ribeirão Preto/SP
Contatos
Telefones:
(16) 3236-3666  /  (16) 98870-0365
Horário de atendimento: Segunda à Sexta - 8h às 18h  /  Sábado - 9h ao 12h
© 2024. Omega Laser.
Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Opção Comunicação